Técnico/a de Turismo

Prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos,
assim como, efetuar o atendimento e a receção de clientes, de modo a
garantir um serviço de qualidade e a satisfação destes.
Inscreve-te aqui

Critérios de seleção:

  • Análise da pré-inscrição e percurso escolar
  • Entrevista, Perfil vocacional e comportamental
  • Ordem de pré-inscrição

Condições de acesso:

  • 9º ano de escolaridade concluído
  • Idade máxima de 19 anos na data de 1 de setembro

Certificação do curso:

  • 12º ano
  • Diploma profissional de nível 4

Mais informações:

  • A duração do curso é de 3 anos
  • O aluno tem direito a subsídio de alimentação
Componentes de Formação Total de Horas
Formação Sociocultural  
Português 320
Língua Estrangeira I, II ou III 220
Área de Integração 220
Educação Física 140
Tecnologias da Informação e Comunicação 100
Formação Científica  
História da Cultura e das Artes 200
Matemática 100
Geografia 200
Formação Tecnológica  
Comunicar em Inglês 180
Informação e Animação Turística 400
Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico 220
Operações Técnicas em Empresas Turísticas 300
Formação em Contexto de Trabalho 600
Total de Horas / Curso 3200
  • Atender e receber os clientes no local do serviço turístico, nomeadamente, acolhendo-os e dando-lhes as boas vindas, confirmando os dados da reserva e formalizando a documentação e os registos necessários.
  • Organizar e participar em eventos (congressos, conferências, rotas turísticas, entre outras).
  • Executar serviços em agências de viagens.
  • Efetuar reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar.
  • Prestar assistência em aeroportos (partida e chegadas) ou em outros locais para os quais sela destacado.
  • Prestar acompanhamento de serviços de agências de viagens e outros para os quais seja designado.
  • Prestar informações de carácter turístico, cultural, histórico, gastronómico (entre outras informações) sobre o país e sobre a localidade onde se encontra a trabalhar.
  • Planear a realização de programas turísticos.
  • Adaptar os programas turísticas ao público-alvo.
  • Fazer atendimento e acompanhamento de clientes/turistas, prestando os devidos esclarecimentos e recomendações.
  • Prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, tendo em conta, a estratégia e a política comercial da organização e as necessidades e motivações dos clientes.
  • Prestar assistência aos clientes com vista a garantir um serviço de qualidade.
  • Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como, na gestão da carteira de clientes e dos destinos e produtos turísticos.
  • Elaborar relatórios e outros documentos de controlo e organizar arquivos, relativos à atividade que exerce.

Mais informação em https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7369

  • Agências de viagens e operadores turísticos;
  • Hotéis, resorts e outras unidades hoteleiras;
  • Empresas de animação turística e turismo de natureza;
  • Postos de turismo e entidades de promoção turística;
  • Empresas de transportes turísticos (avião, cruzeiros, comboios turísticos, entre outros);
  • Organização de eventos, congressos e feiras de turismo;
  • Departamentos de turismo de autarquias e organismos públicos;
  • Trabalho independente como guia turístico ou consultor de viagens.