Técnico/a de Turismo
Prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos,
assim como, efetuar o atendimento e a receção de clientes, de modo a
garantir um serviço de qualidade e a satisfação destes.
Critérios de seleção:
- Análise da pré-inscrição e percurso escolar
- Entrevista, Perfil vocacional e comportamental
- Ordem de pré-inscrição
Condições de acesso:
- 9º ano de escolaridade concluído
- Idade máxima de 19 anos na data de 1 de setembro
Certificação do curso:
- 12º ano
- Diploma profissional de nível 4
Mais informações:
- A duração do curso é de 3 anos
- O aluno tem direito a subsídio de alimentação
Componentes de Formação | Total de Horas |
Formação Sociocultural | |
Português | 320 |
Língua Estrangeira I, II ou III | 220 |
Área de Integração | 220 |
Educação Física | 140 |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 100 |
Formação Científica | |
História da Cultura e das Artes | 200 |
Matemática | 100 |
Geografia | 200 |
Formação Tecnológica | |
Comunicar em Inglês | 180 |
Informação e Animação Turística | 400 |
Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico | 220 |
Operações Técnicas em Empresas Turísticas | 300 |
Formação em Contexto de Trabalho | 600 |
Total de Horas / Curso | 3200 |
- Atender e receber os clientes no local do serviço turístico, nomeadamente, acolhendo-os e dando-lhes as boas vindas, confirmando os dados da reserva e formalizando a documentação e os registos necessários.
- Organizar e participar em eventos (congressos, conferências, rotas turísticas, entre outras).
- Executar serviços em agências de viagens.
- Efetuar reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar.
- Prestar assistência em aeroportos (partida e chegadas) ou em outros locais para os quais sela destacado.
- Prestar acompanhamento de serviços de agências de viagens e outros para os quais seja designado.
- Prestar informações de carácter turístico, cultural, histórico, gastronómico (entre outras informações) sobre o país e sobre a localidade onde se encontra a trabalhar.
- Planear a realização de programas turísticos.
- Adaptar os programas turísticas ao público-alvo.
- Fazer atendimento e acompanhamento de clientes/turistas, prestando os devidos esclarecimentos e recomendações.
- Prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, tendo em conta, a estratégia e a política comercial da organização e as necessidades e motivações dos clientes.
- Prestar assistência aos clientes com vista a garantir um serviço de qualidade.
- Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como, na gestão da carteira de clientes e dos destinos e produtos turísticos.
- Elaborar relatórios e outros documentos de controlo e organizar arquivos, relativos à atividade que exerce.
Mais informação em https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7369
- Agências de viagens e operadores turísticos;
- Hotéis, resorts e outras unidades hoteleiras;
- Empresas de animação turística e turismo de natureza;
- Postos de turismo e entidades de promoção turística;
- Empresas de transportes turísticos (avião, cruzeiros, comboios turísticos, entre outros);
- Organização de eventos, congressos e feiras de turismo;
- Departamentos de turismo de autarquias e organismos públicos;
- Trabalho independente como guia turístico ou consultor de viagens.