A jovem Francisca Ferreira, de Oliveira do Bairro, venceu a 2ª edição do concurso Escrever é Viver, organizado pela escola profissional Instituto Multimédia.
O texto vencedor apresenta um ‘jogo de comunicação’ como apaziguador de conflitos e está patente no livro digital “O Eu e o Outro”, que acaba de ser lançado no ciberespaço.
Este livro contem os textos vencedores do Concurso e mais de trinta outras participações consideradas relevantes pelo Júri que teve de analisar mais de 200 textos em prosa e poesia.
A sessão de entrega de prémios realizou-se no dia 10 de maio, na sede do Instituto Multimédia, em pleno Porto-Património Cultural da Humanidade.
O 1º prémio foi atribuído a “O Eu e o Outro”, de Francisca Ferreira (de Oliveira do Bairro);
O 2ª Prémio a” Viajar em direção ao passado”, de Marta Fernandes (de Vila do Prado, Braga)
O 3º Prémio foi para “Eu com o Outro”, de Leonardo Pinto (Romariz, Santa Maria da Feira)
O Júri atribuiu também duas Menções Honrosas: ao texto “Respeito. A arma Secreta no resgate das relações interpessoais”, de Mariana Figueiredo, de Santa Comba Dão, e ao trabalho “ Eu e o Outro”, feito em parceria por Verónica Matos e Lara Gomes, de Ponte de Lima.
A participação neste 2º Concurso duplicou relativamente à 1ª edição, tendo conquistado a atenção de várias escolas e dezenas de estudantes do 3º ciclo do Norte e Centro do país.
O Júri registou a diversidade geográfica dos participantes, desde Vimoso e Valença a Covilhã e Aveiro a Coimbra.
O Júri foi presidido pelo escritor infanto-juvenil Nuno Matos Valente e contou com a participação de: Ana Carolina Cruz, representante da RBE-Rede de Bibliotecas Escolares; Carla Maia, representante do IM-Instituto Multimédia; Ilídia Ferreira, da APP-Associação Professores de Português; e Jorge Ascenção, presidente da CONFAP-Confederação Nacional das Associações de Pais.
O e-book – com os textos premiados, pré-finalistas e finalistas do Concurso – poderá ser ‘folheado’ em: https://www.imultimedia.org/escrevereviver2022/
Pode ver fotos da sessão AQUI